Centro de Check-UP cardiovascular

ANGIO COR Curitiba serviços médicos

Dr. Carlos Seme Nejm Júnior
CRM: 21507-PR - RQE 2642

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Este Blog é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIO COR Curitiba, e é dedicado ao esclarecimento de questões sobre os temas: Varizes, 'vasinhos', escleroterapia, cirurgia de varizes, entre outros.

1. O que é Escleroterapia ?

R: O termo escleroterapia deriva de "escleros", que em grego significa endurecer. Existem vários tipos de escleroterapia, sendo as mais utilizadas a química (injeções) e a térmica (laser).

2. Qual é o melhor tipo de líquido esclerosante ?

R: Em medicina é difícil definir o melhor ou pior. Nós acreditamos que o melhor seja aquele que trate o vaso sem o risco de úlceras pós-escleroterapia. A glicose 75% é nosso líquido ideal. Além das vantagens diretas, tem a vantagem de ser um produto natural e, portanto, não causa reações sistêmicas ou anafiláticas.

3. Porque as vezes o tratamento não funciona ?

R: Muitas vezes os "vasinhos" têm uma veia matriz, que impede o sucesso do tratamento. Nesses casos a solução é a retirada da matriz com cirurgia, utilizando a técnica da agulha de crochê. Ainda, em alguns casos existe o acometimento de veia(s) safena(s).

4. Quais os tratamentos mais indicados ?

R: Varizes e microvarizes: cirurgia.

Telangiectasias (conhecidas popularmente como "vasinhos"): escleroterapia com injeção de substância esclerosante.

5. Tem cura ?

R: Tratamos os vasos dilatados, mas não é possível tratar a tendência. Vasos finos devem ser tratados e posteriormente deve ser feita manutenção. Alguns casos necessitam de reoperação (em média após 10 anos), se não forem feitos os eventuais retoques e a manutenção em consultório.

6. Escleroterapia tem riscos ?

R: Sim, o líquido esclerosante é injetado dentro da veia e cai na corrente sanguínea. Qualquer medicamento pode provocar alergia/choque anafilático, principalmente se injetado via endovenosa. Outra complicação é a úlcera pós-escleroterapia. Para evitar essas complicações, a escleroterapia deve ser feito por especialista: Cirurgião Vascular. Utilizo como esclerosante na grande maioria dos pacientes a glicose 75% que, por ser um líquido natural e muito viscoso, não apresenta risco de choque anafilático ou úlceras isquêmicas.

3. Após uma sessão de escleroterapia, devo evitar o Sol ?

R: Sim. Evite a exposição ao sol por uns 15 dias logo após a aplicação, para que não ocorram manchas escuras (hipercromia) no trajeto da variz em tratamento. Caso tenha que se expor ao sol, será conveniente usar um bloqueador ou filtro solar nesta região.

Redes sociais e Link´s externos

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dr.Carlos Seme Nejm Júnior - CRM: 21507-PR - RQE 2642

Desenvolvido por: Paulo Henrique