Centro de Check-UP cardiovascular

ANGIO COR Curitiba serviços médicos

Dr. Carlos Seme Nejm Júnior
CRM: 21507-PR - RQE 2642

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Este Blog é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIO COR Curitiba, e é dedicado ao esclarecimento de questões sobre os temas: Varizes, 'vasinhos', escleroterapia, cirurgia de varizes, entre outros.

Pacientes com varizes

Evitar ficar de pé ou sentado por mais de uma hora. Movimentar-se, pois os exercícios melhoram a circulação das pernas.

Quando as pernas estiverem inchadas, mantê-las elevadas durante a noite com um calço sob os pés da cama. Colocar travesseiro embaixo dos pés.

Não submeter o corpo à exposição prolongada de temperaturas elevadas tipo sauna, sessões de bronzeamento, banhos quentes demorados, porque também provocam uma maior dilatação dos vasos.

Não usar vestes que dificultem o retorno venoso.

Os sapatos sem saltos ou de saltos demasiadamente altos são desaconselháveis --> impedem a ação da bomba da panturrilha.

Combater a obesidade.

Manter uma dieta equilibrada, controlando o excesso de sal, condimentos e frituras.

Controlar outras doenças concomitantes como por exemplo diabetes e hipertensão.

Fazer breves repousos com os membros inferiores elevados.

Corrigir alterações do aparelho locomotor (artrose, rigidez da articulação etc.).

Praticar exercícios físicos que ativem a musculatura da panturrilha. As ginásticas, a marcha e esportes como natação e o ciclismo são recomendáveis. Evitar: esportes que exijam movimentos bruscos ou de esforço estático como halterofilismo.

Manter higiene dos pés, evitando traumas e micoses, que constituem porta de entrada para bactérias.

No calor aumentar a ingestão de água e líquidos.

Anticoncepcionais e outros medicamentos só devem ser tomados sob prescrição médica.

Use meia elástica conforme a orientação de seu Médico Cirurgião Vascular.

Troque o elevador pela escada sempre que possível: Ao contrairmos os músculos das pernas, principalmente a panturrilha, colocamos em funcionamento uma bomba natural de sangue existente no local. A cada contração, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna, estimulando a circulação.

Não fume: O cigarro é responsável por um sério dano a parede dos vasos sanguíneos, além de causar um estado maior de predisposição à formação de trombos (coágulos formados no interior das veias e que causam a famosa trombose venosa profunda, doença séria com complicações potencialmente fatais e sequelas transitórias ou definitivas).

Nunca combine pílula com cigarro: Essa associação é responsável por causar trombose venosa em um imenso número de mulheres, uma vez que aumenta drasticamente o risco de formação de coágulos.

Consulte um médico angiologista regularmente, somente um especialista tem o conhecimento e ferramentas necessárias para identificar os primeiros sinais das varizes, vasinhos, vasculites e quaisquer espécies de varicosidades e tratá-los o mais precocemente possível e de maneira correta.

Redes sociais e Link´s externos

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dr.Carlos Seme Nejm Júnior - CRM: 21507-PR - RQE 2642

Desenvolvido por: Paulo Henrique