Centro de Check-UP cardiovascular

ANGIO COR Curitiba serviços médicos

Dr. Carlos Seme Nejm Júnior
CRM: 21507-PR - RQE 2642

(41) 3342-6000

(41) 99229-2299

Agende sua consulta!

Este Blog é parte integrante do conjunto de informações e serviços prestados pela ANGIO COR Curitiba, e é dedicado ao esclarecimento de questões sobre os temas: Varizes, 'vasinhos', escleroterapia, cirurgia de varizes, entre outros.

Cirurgia de varizes - recuperação

O pós-operatório de cirurgia de varizes mudou muito nos últimos anos. Até a algum tempo atrás era comum o paciente permanecer em repouso e afastado de suas atividades por até 60 dias. Atualmente a intenção é fazer com que o paciente que opere as varizes movimente-se e volte a fazer suas atividades rotineiras o mais rápido possível. O verdadeiro objetivo do repouso é o conforto da pessoa que foi operada de varizes. A antiga história de que as varizes voltam se o repouso for "quebrado" é mais um folclore sem fundamento lógico. Obviamente, cada pessoa tem o seu nível de sensibilidade e pode sentir mais dor que outra mas, no geral, o pós-operatório de cirurgia de varizes é muito pouco doloroso porque as incisões são superficiais, na grande maioria são de tamanho milimétrico. Naquelas incisões que necessitam de pontos (quando há necessidade de retirada de veias safenas, ou grandes varizes), estes são em pequena quantidade e muitas vezes nem precisam ser retirados.

No HospitaL: Assim que estiver recuperado da anestesia (acordado/movimentando as pernas), se desejar, poderá levantar-se com o auxílio da enfermagem, para ir ao banheiro.

Em Casa: Se a residência tem escadas não há nenhum problema em subi-las devagar. Procurar ficar um pouco mais em repouso nos 2 primeiros dias após a cirurgia: deitado ou sentado com apoio sob as pernas. Apesar disso, você está liberado para movimentar-se pela casa, ir ao banheiro, fazer refeições, atender ao telefone, etc. e deve andar de 10 a 15 minutos cada 1 hora. Depois, a medida que se sentir bem este tempo pode ir sendo aumentado progressivamente.

Dieta livre.

Não molhar as faixas. Retirá-las após 3 dias da cirurgia e após usar meia elástica.

Após a retirada das Faixas os banhos podem ser normais. Não retirar os micropores.

Em caso de dor pode ser utilizados analgésicos comuns prescritos.

Sol: evitar exposição (praia, piscina, etc.) durante 30 dias.

Primeira revisão pós operatória: Você retornará ao consultório para retirar os curativos e os pontos 5 ou 7 dias após a cirurgia.

Situações normais:

a) Sensação de peso nas pernas quando anda;

b) Pequenos "caroços" serão sentidos ao passar o creme ou o gel.

c) Perda de sensibilidade em alguns pontos da perna. Mais comum quando a safena é retirada;

d) Edema ("inchaço") quando começar a ficar mais tempo em pé.

e) Fazer contato telefônico com o cirurgião ou procurar o Hospital onde a cirurgia foi realizada em caso de febre, áreas avermelhadas ou inchaços exagerados.

Redes sociais e Link´s externos

Importante:

As informações contidas neste site têm caráter informativo e educacional. De nenhuma forma devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento e auto-medicação. Quando houver dúvidas, um médico deverá ser consultado. Somente ele está habilitado para praticar o ato médico, conforme recomendação do CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA.

Responsável Técnico: Dr.Carlos Seme Nejm Júnior - CRM: 21507-PR - RQE 2642

Desenvolvido por: Paulo Henrique